Os anelídeos são animais que pertencem à linhagem dos celomados com metameria, pode-se notar mesmo externamente a segmentação do corpo, formado por vários anéis, característica que deu nome ao filo.
Sistema digestório: com boca, faringe, papo, moela, intestino e anus.
Sistema circulatório: fechado e com vasos pulasateis que ajudam impulsionando o sangue.
Sistema excretor: formado por metanefrídios
Sistema respiratório: respiração cutânea
Sistema nervoso: ganglionar, composto de diversos gânglios ligados entre si por cordões nervosos ventrais.
Dividido em 3 grupos e representado pelas minhocas (classe oligoqueta), pelos poliquetas (classe poliqueta) e pelas sanguessugas (subclasse hirudinea).
Oligoqueta:
Anelídeos com poucas cerdas no corpo. Possuem clitelo, que é uma região espessada da epiderme cuja função é produzir um casulo que abriga os ovos fecundados durante o processo de reprodução. Alguns vivem enterrados no solo úmido, como as minhocas, espécies marinhas e espécies de água doce. São hermafroditas com fecundação cruzada e desenvolvimento direto.
Poliqueta:
Anelídeos com muitas cerdas inseridas em projeções laterais do corpo, denominadas parapódios; não possuem clitelo. A maioria dos poliquetas apresenta sexos separados e desenvolvimento indireto, com fases larvais. São principalmente marinhos, mas também ocorrem em água doce.
Hirudinea:
Anelídeos sem cerdas e com ventosa ao redor da boca e na região posterior do corpo; clitelo pouco desenvolvido. Os hirudíneos são hermafroditas, com fecundação cruzada e desenvolvimento direto. Exemplo: sanguessuga.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário