Ao longo de sua história evolutiva, os moluscos adaptaram-se a modos de vida muito diversos. Existem representantes marinhos nas aguas tropicais e polares, habitando desde as profundezas abissais até as águas de superfície, e bas zonas litorâneas, suportando o impacto das ondas e a variação das marés. Há também moluscos de água doce, habitantes de lagos e rios, e muitas formas terrestres, algumas em altitudes elevadas.
Organização Corporal
Os moluscos são triblásticos e celomados, apresentando simetria bilateral e cefalização. Sua estrutura corporal é dividida entre cabeça (anterior, que abriga o encéfalo e os principais órgãos sensoriais, como olhos e tentáculos), pé (musculoso e adaptado a locomoção) e a massa visceral (que abriga órgãos, como o estômago, o coração e os organizadores reprodutores e excretores.
Manto e Concha
Recobrindo a massa viceral na região dorsal do molusco, encontra-se o manto, o tecido que produz a concha. Esta tem a função de proteger contra predadores e desidratação, no caso dos moluscos terrestres.
Nutrição e Sistema Digestório.
Podem ser herbívoros, predadores ou filtradores. Nos herbívoros e predadores a boca apresenta uma estrutura típica chamada rádula, responsável pela raspagem da superfície do substrato, retira do o alimento. Os moluscos filtradores não possuem rádula, pois eles apenas coletam partículas de alimento suspensas na água.
Respiração e Circulação
Em geral possuem sistema circulatório aberto, ou seja, o sangue que circula pelo corpo do animal nem sempre está contido em vasos. A exceção é o grupo de cefalópodes, que apresentam sistema circulatório
Fonte:
- www.sobiologia.com.br
- tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com
- g1.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário