Características gerais
São abundantes nos diferentes ambientes: solos, água doce e mares. Algumas espécies são parasitas de plantas e de animais; existindo desde representantes com 4mm, como é o caso das filárias, até os com cerca de 50 cm como a lombriga.
Morfologia:
Os nematóides possuem corpo alongado, cilíndrico e fino, com extremidades afiladas, a diversidade do grupo é muito grande, a maioria é de vida livre e medindo entre 1mm e 5cm de comprimento, mas existem várias exceções, como a lombriga já citada. Seu corpo é revestido por uma cutícula protetora, produzida pela epiderme subjacente. Em contato com a epiderme existem fibras musculares longitudinais, responsáveis pelos movimentos típicos desses animais, as flexões dorsoventrais do corpo.
Reprodução:
Geralmente os nematóides são animais de sexo separado, com dimorfismo sexual: como regra a fêmea é maior que o macho, e este possui a extremidade posterior do corpo em forma de gancho, usado na cópula para envolver o corpo da fêmea. Nesta extremidade abre-se o anus, no caso das fêmeas e a cloaca nos machos. Esta é uma abertura comum ao sistema digestório e ao sistema reprodutor, assim, os macho eliminam espermatozoides e fezes pela cloaca; as fêmeas possuem um orifício genital separado localizado na parte anterior do corpo. Na cloaca existem espículas copulatorias que são evertidas na hora da cópula e introduzidas no orifício genital da fêmea.
Digestão:
É em parte extracelular e em parte intracelular no interior do trato digestório, que é simples.
Respiração:
Ocorre através da superfície corpórea; não existem estruturas especializadas para essa função.
Sistema circulatório:
Não possuem sistema circulatório, portanto o alimento digerido e os gases respirados "circulam" no corpo desses animais no líquido do pseudoceloma, que também atua como esqueleto hidrostático, dando sustentação ao corpo do animal e contribuindo na movimentação deles.
Sistema excretor:
Eliminam a excreta nitrogenada através da superfície do corpo, mas o excesso de água e de certos íons, são eliminados pelo sistema excretor constituído por uma célula especial chamada renete. O poro localiza-se próximo à boca.
Tabela de doenças causadas por nematóides:
Fonte:
- Livro Biologia - Sonia Lopes
- segundocientista.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário