quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Equinodermos

O Filo Echinodermata (do grego echinos, espinhos, e derme, pele) compreende todos os animais marinhos invertebrados que são cobertos por espinhos, ou por um endoesqueleto calcário.

Características gerais


  • São triblásticos, celomados, sem metameria e deuterostômios, podendo apresentar espinhos.
  • E hábito exclusivamente marinho, podem viver livres ou presos por pendúnculo, na região bentônica.
  • No estágio larval, possuem simetria bilateral e, quando adultos, simetria radial.
  • Embora não seja uma coluna vertebral, ele é importante na sustentação do corpo, pois é bem desenvolvido e resistente.
  • Presença de um complexo sistema de lâminas, canais e válvulas, denominado sistema aquífero ou ambulacrário (do latim ambulare: caminhar). Este sistema relaciona-se com a locomoção, respiração, circulação, excreção e até mesmo com a percepção do animal. 
  • Os pés ambulacrais possuem paredes musculares e ampolas que acumulam líquido; as variações de pressão do líquido no sistema determinam a expansão ou retração dos pés, fato que culmina com o deslocamento do animal. Quando a pressão do líquido é maior nos pés, estes ficam mais rígidos, quando a pressão diminui, eles ficam moles - essa diferença permite o movimento.
  • Os equinodermos alimentam-se de pequenos animais e algas.
  • A eliminação de excretas é facilitada pelo sistema ambulacrário, pelo qual circula a água no corpo dos equinodermos.
  • A respiração - isto é, a troca gasosa - é realizada por minúsculas brânquias,
  • Há um líquido incolor que circula pelos canais, localizados ao longo de todo o corpo desses animais. Esse líquido realiza uma tarefa semelhante à do sangue no nosso corpo, ou seja, transportar substâncias para todo o corpo.
  • Reprodução: Sexuada- possuem sexos separados e a fecundação externa ocorre na água. Seu desenvolvimento é indireto, pois as larvas se transformam em animais jovens com forma própria. Regeneração- conseguem regenerar partes do corpo que foram danificadas.



O filo Echinodermata é dividido em cinco classes:



Asteroidea: têm corpo achatado, com forma de estrela e dotado de 5 a 50 braços. Locomovem-se sobre o leito oceânico e são carnívoros. Exemplos: estrelas-do-mar. 






Echinoidea: seu corpo é circular, sem braços. Exemplos: ouriço-do-mar e bolacha-da-praia. 






Holothuroidea: Apresentam corpo alongado, semelhante a um pepino, e não têm braços. Exemplo: pepino-do-mar (ou holotúria). 







Crinoidea: animais com o corpo em forma de taça, com cinco prolongamentos que parecem plumas longas e flexíveis. A maioria dos representantes vive fixa ao fundo. Exemplo: lírios-do-mar. 






Ophiuroidea: é o maior grupo dos equinodermos. Corpo achatado, com braços flexíveis bem distintos, unidos a um disco central. Exemplo: serpente-do-mar. 




 Bibliografia


Nenhum comentário:

Postar um comentário