quinta-feira, 28 de maio de 2015

Protoctistas

Protozoários 

Os protozoários, seres cujo tamanho pode variar entre 2 e 1000 μm, são organismos exclusivamente unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular, sendo a maioria heterotrófica. São organismos com ampla dispersão em ambientes úmidos e aquáticos, com espécies de vida livre e outras parasitárias de invertebrados e vertebrados. 

Morfologia 

Quanto a sua morfologia, os protozoários apresentam grandes variações, conforme sua fase evolutiva e meio a que estejam adaptados. Podem ser esféricos, ovais ou mesmo alongados. Alguns são revestidos de cílios, outros possuem flagelos, e existem ainda os que não possuem nenhuma organela locomotora especializada. 

Locomoção

Seu sistema locomotor é bem primitivo com o uso de flagelos, cílios, membranas ondulantes, cirros ou pseudópodes. Há um sistema hidrostático, constituído de vacúolos pulsáteis que eliminam o excesso de água que entra na célula por osmose nos protozoários dulcícolas, estabelecendo assim o equilíbrio osmótico. O citoesqueleto é especializado para manter a forma da célula, locomoção, movimentação de vacúolos digestivos, entre outras funções necessárias. Esporozoítas não possuem estruturas locomotoras, são levados pelas correntezas de água, pelo vento mas são levados principalmente através de animais vetores (pulgas, mosquitos, moscas, baratas, carrapatos etc.) que se contaminam com esses protozoários parasitas e os disseminam a outros diversos seres vivos hospedeiros que adoecem quando são atacados por esses parasitas.

Nutrição (Obtenção de matéria) 

Os autótrofos fazem fotossíntese e se alimentam como se fossem plantas, outros são heterótrofos e se alimentam comendo diversos alimentos principalmente matéria orgânica em decomposição, folhas mortas, animais mortos, etc. Sua forma de nutrição é muito diferenciada, pois podem ser predadores ou filtradores, herbívoros ou carnívoros, parasitas ou mutualistas mas, a principal forma de alimentação deles é a nutrição saprófita. A digestão é intracelular, por meio de vacúolos digestivos, sendo que o alimento é ingerido ou entra na célula por meio de uma "boca", o citóstoma. A célula desses micro-organismos unicelulares é muito especializada, e cada organela tem uma função vital. 


Reprodução dos Protozoários

Reprodução Assexuada
Divisão binária e divisão simples. A maioria dos protozoários de vida livre se reproduz assexuadamente por divisão binária. A célula cresce até determinado tamanho e se divide ao meio, originando dois novos indivíduos. Entretanto alguns sarcodíneos e esporozoários podem se reproduzir assexuadamente por divisão múltipla. Nesse caso a célula multiplica seu núcleo diversas vezes por mitose antes de fragmentar em inúmeras pequenas células.

Reprodução Sexuada
Quase todas as espécies de protozoários apresentam processos sexuais. No tipo mais comum de reprodução sexuada, dois indivíduos de sexos diferentes fundem-se e formam um zigoto, que posteriormente sofre meiose e reconstitui novos indivíduos, geneticamente recombinados
 
Conjugação 

A conjugação é um mecanismo de recombinação genética em que ocorre entre protozoários ciliados. Os ciliados possuem um macronucleo, que comandam as funções vegetativas das células, e um micronucleo, no qual o micro é responsável pela reprodução. no processo da conjugação o macro se degenera e o micro sofre meiose originando quatro novos micronucleos, em que três se degeneram restando apenas um que é trocado com o parceiro, e os conjugantes finalmente se separam.

Classificação 

A classificação dos protozoários baseia-se fundamentalmente nos tipos de reprodução e de organelas locomotoras.
A locomoção se faz por batimento ciliar, flagelar, por emissão de pseudópodos e até por simples deslizamento de todo o corpo celular. Em alguns ciliados há, no lugar do citoplasma, filamentos contráteis, os mionemas. Os pseudópodos, embora sendo expansões variáveis do citoplasma, podem se apresentar sob diferentes formas. 

A classificação dos protozoários segundo o sistema locomotor: 

Filo Sarcodina → locomoção caracterizada pela emissão de pseudópodes (Entamoeba histolítica); 
Filo Mastigophora → deslocamento por propulsão flagelar (Trypanosoma cruzi e Trichonympha); 
Filo Ciliophora → movimentação mantida por curtas e numerosas estruturas ciliares (Paramécium); 
Filo Sporozoa → não possui apêndices locomotores, sua dispersão é realizada através de esporos (Plasmodium vivax, causador da malária).  
 


Fonte: 
  • https://estudandoabiologia.wordpress.com/reproducao-6/
  • http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/bioprotista2.php
  • http://www.geocities.ws/pri_biologiaonline/reproducao_protozoarios.html
  • http://colecaobiologica2011.blogspot.com.br/2011/06/forma-morfologica-do-protozoario.html
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Protozo%C3%A1rio
  • http://www.brasilescola.com/biologia/protozoarios.htm
  • http://www.zoo1.ufba.br/repprot.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário