Duas principais escolas de classificação baseiam-se em princípios evolutivos: a evolutica, que é a mais tradicional, e a filogenética ou cladística, que começou a ganhar a preferencia dospesquisadores em 1966 com a divulgação dos trabalhos de Willi Henning.
Quando se camparam as informações obtidas pela análise cladística com aquelas que estamos mais acostumados a ver na escola evolutiva, muitas diferenças começam a surgir. Um exemplo disso é a classificação dos peixes, que é aceita como válida pela escola evolutiva, mas não é aceita pela cladística,pois quando se aplica o método desenvolvido por esta escola, verifica-se que os peixes não tem origem a partir de único grupo ancestral comum e exclusivo e, portanto, não formam um grupo válido.
A Sistemática Filogenética procura definir para cada caráter qual é a condicão ´rimitica e qual é a condição derivada, que surge a partir da primitiva. Somente as condições derivadas, que correspondem as novidades evolutivas, são usadas para definir os agrupamentos.
Supondo que se pretende analisar o caráter "cor da asa da borboleta" tendo-se verificado que suas variações são preto e laranja, precisamos saber agora qual dessas formas é a primitiva e qual é a derivada, ou seja, precisamos testar se o preto mudou para o laranja ou se o laranja mudou para o preto. Para isso devemos analisar grupos externos aparentados a borboleta e que tenham surgido antes da história evolutiva desses organismos. A variação do caráter que estiver presente nesses grupos externos representaráo estado primitivo. Se estiver presente a variação preto, então essa será primitiva e laranja será a derivada.
Nos dias de hoje entende-se que a diversidade dos seres vivos é resultante de precessos evolutivos e que esses processos podem ocorrer basicamente por "Anagênese" e "Cladogênese"
Anagênese compreende processos pelos quais um caráter surge ou se modifica numa população ao longo do tempo, sendo responsáveis pelas "novidades evolutivas"
Cladogênese compreende processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações.
Fonte: Livro - Biologia (Sônia Lopes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário